O VALOR DA LUZ NO JARDIM

July 12, 2016

 

O jardim se transforma com a luz a noite, proporcionando segurança, beleza e bem-estar.

 

 

    Quando se fala em iluminação aplicada ao paisagismo, refere-se à luz artificial, gerada por uma fonte luminosa que não é o Sol. A intenção da iluminação artificial não é auxiliar no processo de fotossíntese das plantas e tão pouco de reproduzir a luz do dia.

      Além das razões estéticas, a iluminação também pode acrescentar horas ao tempo para desfrutar de um jardim, ou mesmo relaxar ao ar livre entretendo-se com amigos ou nadando na piscina.

 

 

     Com a luz adequada, os jardins se transformam em outro jardim durante a noite. Podemos ter um jardim de manhã, iluminado com o astro Sol e a noite, um outro jardim, cheio de efeitos, contrastes, luz e sombra, efeitos e detalhes evidenciados pela luz artificial, que muitas vezes à luz do dia, não conseguimos imaginar que existiam.

 

 

 

 

   Mas para um jardim se apreciado e utilizado à noite, algumas regras precisam ser seguidas a fim de determinar a segurança e eficiência das áreas externas, além de valorizá-las esteticamente.

Se procurarmos pela história, a luz noturna surgiu devido a segurança e uso das ruas, gerando assim a "vida noturna". Depois do surgimento da luz elétrica, os dias tornaram-se mais longos e o homem passou a desenvolver à noite atividades que antes só eram possíveis sob a luz do sol.

   A primeira função da iluminação de jardins, praças ou parques é a segurança, depois o lazer e a beleza. Segurança no sentido de permitir ao indivíduo andar sem tropeçar, enxergar o caminho, além da segurança contra a violência, assaltos e invasões. Uma vez que há luz, logo se encontra uma forma de lazer com uma boa dose de estética. Espaços assim são cada vez mais requisitados por se tratarem de um refúgio no meio urbano.

    Nos jardins, a utilização da luz artificial faz um convite à área externa, criando espaços convidativos que despertam a curiosidade e os sentidos de quem as frequenta.

     A luz tem o papel fundamental e inseparável em qualquer projeto, seja de paisagismo, interiores ou arquitetônico.

 

 

 

"A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos à luz" - Le Corbusier

 

 

Please reload

Featured Posts

O VALOR DA LUZ NO JARDIM

July 12, 2016

1/2
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
Rua Cônego Eugênio Leite, 1166 - Pinheiros - São Paulo - SP
Tel: 11 3031 5755