Estamparia Narrativa

Sobre o curso: Com uma análise verdadeira sobre o mercado saturado de profissionais-ferramenta, elaborar um curso sobre criação de design de superfícies (estamparia, patterns) com o propósito narrativo. Trazer uma reflexão sobre a função do designer na atualidade e os problemas que se desenvolveram através das gerações de produções em massa.

A falta de informação e significado no produto não é apenas uma falha do mercado pois a longo prazo traz o vazio e a desvalorização do proifssional. À partir da reflexão, o curso prático busca capacitar o designer para a criação de uma estampa á partir da constução do rapport (módulo de repetição) com diversas técnicas de movimento de encaixe.

O foco dos exercícios desenvolvidos será quebrar conceitos e sistemas de repetições simples para transformar a estampa com ritmo e movimento. Após a criação de um modulo, criaremos também estampas complementares e composés para formar uma coleção completa contando uma história. Atender um mercado refém de tendências sem perder a identidade da criação, apresentando produtos e projetos com significado e função. O curso é destinado para estudantes de moda, design gráfico, design industrial, arquitetura. O design de superfícies com padrão é utilizado em diversas áreas, bidimensionais e tridimensionais.

 

 

Módulo I

 

Consiste em exercícios de criatividade, montagem e técnicas de rapport, pesquisa, processo criativo e pesquisa. Através dos exercícios você sairá do curso com diversos "esqueletos" de estampas feitos manualmente, com conhecimento de opções para repetições de um padrão, além de descobrir novas formas de encontrar referências para a criação.

Conteúdo programático: 

  • Introdução

    • Apresentação sobre o design de superfície: o que é e onde é aplicado;

    • Função do design de superfície/ Significados e conceitos através da história;

    • Moda x Decoração x Ser Contemporâneo;

    • Mercado de estamparia: estúdios, tecelagens, marcas de moda e decoração;

    • Técnicas e produções: digital x manual;

  • Inspiração

    • Desconstrução de uma estampa

    • A melodia da forma;

    • Desvendar sua história através dos sentidos: som, olfato, tato, universo e alma;

    • O sentido da ordem (E. H. Combrich)

  • Briefing do cliente x temas de coleção:

    • como atender o mercado e manter uma identidade na criação.

  • Desenhando

    • Proposta de tema-desafio

    • Tendência

    • Conceito de identidade;

    • Narrativa

    • Elementos

    • Ritmo, movimento, gravidade, direcionalidade, proporção e simetria;

    • Cores

  • Esqueleto da estampa através do rapport:

    • Translação - Direto

    • Translação - Saltado e Alternado

    • Rotação

    • Reflexão

    • Interligação

    • Interligação Alternado

    • Diagonal

    • Localizado

Carga horária: 10h

Módulo II

 

À partir dos exercícios do Módulo I, vamos finalizar a estampa para impressão digital, com

variação de cor e acabamento.

Conteúdo programático: 

  • Finalização

    • À partir dos esqueletos desenvolvidos no primeiro módulo: Finalização de uma estampa através de softwares (Illustrator/ Photoshop/ Corel), ajustes, novos elementos, separação de cores, variantes, envio de arquivo para impressão e apresentação para o cliente.

  • Projeto Final

    • Desenvolvimento de uma coleção de estampas.

    • Apresentação final dos projetos criados e comparação dos temas com as tendências apresentadas por um bureau internacional e projetos de designers do mundo todo.

    • O aluno perceberá que o seu projeto se encaixará no bureau de tendências sem precisar seguir uma referência visual ou mesmo pesquisar da forma convencional, seguindo apenas as sensações, podendo assim apresentar uma imagem completamente autoral.

Atenção: Este curso tem como objetivo o desenvolvimento criativo, voltado muito mais para o conceito do “design” e menos para técnica e softwares. Tutoriais são facilmente encontrados na internet, o que queremos resgatar é a “alma” na criação, expressar o seu olhar através de uma estampa.

Pré-requisitos: Ter participado do primeiro módulo.

 

Material: notebook pessoal com Photoshop/ Illustrator/ Corel (preferência por Photoshop)

Carga horária: 8h

 

Adriana Bernardino
 

Adriana Bernardino é estilista formada pela Faculdade Santa Marcelina com ênfase em ilustração/design têxtil e pós-graduada em Direção de Criação de Moda pela FAAP. Com domínio nas técnicas de composição e movimento de um desenho, atuou como designer de superfícies em marcas renomadas e logo abriu o Estúdio Abelha para atender seus clientes, dentre eles Hering, C&A, Iódice, Carmim, Forum, Fashion Up, Sandálias Ipanema, além de colaborar com a revista espanhola adiantando tendências têxteis, Textura.

O Estúdio Abelha foca no desenvolvimento de estampas corridas para moda e decoração, além do projeto de sua marca autoral e ateliê Estúdio Abelha, que tem como conceito o desenvolvimento de coleções com mais alma e menos tendências através da criação de estampas que contam histórias, a fim de propor um produto mais emotivo para o cliente.

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